Santa Cândida é exemplo de bondade, de coragem e de humildade. Ainda muito jovem, deixou sua cidade natal para trabalhar e ajudar na renda familiar. No decorrer dos anos, seu coração foi sendo tocado pelas marcas de uma fé profunda.
No dia 2 de abril de 1869, na igreja do Rosarillo em Valladolid na Espanha, diante do altar da Sagrada Família, viu claramente o que Deus queria dela: “Fundar uma congregação com o nome de Filhas de Jesus, dedicada à salvação de almas, por meio da educação cristã e instrução de crianças e jovens”.
Em Salamanca – Espanha, no dia 8 de dezembro de 1871, Santa Cândida fundou a Congregação das Filhas de Jesus, dedicada a educação cristã das meninas. Após algum tempo, a Congregação se propagou por toda a Espanha. No dia 3 de outubro de 1911, Santa Cândida enviou seis Filhas de Jesus com destino ao Brasil, tornando realidade seu sonho: “Ao fim do mundo iria eu em busca de almas”.
No dia 9 de agosto de 1912, Madre Cândida morreu, em Salamanca-Espanha. Foi beatificada em 12 de maio de 1996 pelo Papa João Paulo II, e canonizada no dia 17 de outubro de 2010, pelo Papa Bento XVI.
Comentários